Conclusão: nem Brigitte Bardot via o Rio, nem o Rio via Brigitte. É feito um acordo. Brigitte daria entrevista e posaria para fotos, desde que a deixassem livre para circular. Assim acontece. Finda a entrevista, pé na estrada. Destino? Armação dos Búzios. Naquele tempo, Búzios não tinha água encanada, luz ou telefone. A população era de 300 pessoas, todas vivendo da pesca. Finalmente a liberdade total! Brigitte nadava nua, comia frutas silvestres trazidas por crianças, brincava com pequenos animais, circulava descalça em quintais com porcos e galinhas criados soltos, comparava a espuma branca do mar ao Champanhe, sua bebida preferida. Sua amizade com os pescadores gerou histórias contadas com humor e o doce sabor das boas lembranças.
Foto por: Denis Albanèse
Foto por: Denis Albanèse
Depoimento de José Geraldo Chaves, filho do caseiro responsável pelo sítio na praia de Manguinhos, onde Brigitte ficou hospedada. "Na época eu tinha 12 anos e colhia pitangas pra ela. Ela ajudava a puxar as redes dos pescadores e sentava na venda do meu Tio Ceceu para tocar violão." Soca, mergulhador profissional. Quando criança ganhou a máscara de mergulho de Brigitte, com a qual iniciou sua carreira.
Os pescadores tinham uma singular imagem de Brigitte. Alheios ao mito, consideravam-na "uma criança bonita, parecida com uma boneca de olhos verdes, que tem medo de ser encarada e se irrita com a aglomeração". A criançada porém, a tinha conquistado. Os filhos dos pescadores eram aliados e informantes de Brigitte. Exercendo uma atividade de contra-espionagem, informavam qualquer estranho que rodeasse as cercanias. Uma relação baseada na amizade e carinho mútuos. Brigitte acreditou que estava livre saiu para andar na praia. De biquíni amarelo e a pele bronzeada foi em direção exata ao local onde estava o fotógrafo do Jornal do Brasil. Avisada pela gurizada, correu para casa, mas já era tarde.
Foto por: Jornal do BrasilFoto por: Denis Albanèse
A ; mulher que está c brigite é uma dinamarquesaque foi comissaria da varig chamada kisten freeze, a cris, artista plastica, morou com helio oiticica em n york e por muitos anos no vidigal, rio
ResponderExcluir